Universo Moda

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terça-feira, 31 de março de 2009

Moda é narrativa





Foi assim que o estilista Ronaldo Fraga, definiu o que é moda para ele. Ele nos contou que o grande desafio do designer hoje é ter que vender mais que uma coleção de roupa e sim um universo inteiro entorno do produto, como a trilha, a cenografia e a memoria gráfica.
Na palestra que fez ontem no auditorio do Sebrae sobre a iconografia no desenvolvimento de coleções, Ronaldo afirmou que marca se constroi coleção após coleção. Para ele o trabalho de desenvolver uma coleção de 100 peças com 10 marcas locais partirá dessa pesquisa, mas com o desenvolvimento do trabalho e a ajuda dos assistentes e das empresas participantes outros elementos virão.
O foco vai ser na qualidade do produto, que vai sair do projeto, um caminho sem volta. O grande desafio é humanizar a iconografia. A indústria da cultura+moda catapultaram a Italia, França e a Inglaterra, e o Brasil ainda não atinou para isso.

Para Ronaldo a sua moda é autobiografica, politica. Ele acha que as pessoas estão muito em cima do muro para tudo, não correm riscos, o que é muito chato."Se a moda não fala do ritmo da vida, não tem função de ser. Tenho compromisso civil com quem esta consumindo minha moda".

Fotos: Moraes Neto e Mulheres no FDS

1 Comentários:

Às 1 de abril de 2009 às 17:52 , Anonymous Rachel Quinderé disse...

Realmente, Viva Ronaldo! O estilista mais poeta que já tive o prazer de conversar... Parabéns aos organizadores da palestra, (apesar de não ter participado) e que a partir desses encontros venham mais poetas-estilistas!

 

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