Universo Moda

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sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Moda com oportunidades e ameças

Gustavo Lins e sua coleção de inverno 2009

Geni Ribeiro


Geni Ribeiro é consultora de produto e Mercado da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT). Ela esteve aqui em Natal ontem (06.11.2008) para falar do mercado e moda no Brasil, oportunidades e ameaças.
Ela abriu mostrando que as feiras internacionais já tiveram mais freqüência e maiores fechamento de negócios, mas que a crise que já era sentida pelo mercado esvaziou um pouco os eventos nos últimos tempos. E forneceu dados financeiros impressionantes, mostrando a força da moda brasileira.
 Exportações em 2007 – US$ 2,4 bilhões
 Número de Empresas: 30 mil (formais)
 17,5% do PIB da indústria de transformação
 Produz 7.2 bilhões de peças vestuário/ano
 7° maior produtor têxtil do mundo
 2° maior produtor mundial de índigo, perdendo para a Turquia que hoje lidera o ranking
 3° maior produtor mundial de malha

Geni explicou que o Brasil não se preparou para entrar na era da globalização, e que quando a gente não se prepara para o mundo o mundo chega até a gente e nos devora. E para enfrentar esse mercado global é preciso conscientização, preparação (gestão, tecnologia, produto e mercado) e capacitação. Um produto globalizado tem: qualidade, inovação, adequação e design. Quem não inovar vai ter seus dias contados
O produto é a alma do negocio da moda, e temos que olhar o negócio de forma estratégica, ouvir o desejo e o anseio do mercado.
Para o empresário colocar sua coleção para girar nas prateleiras e araras de mega stores e lojas é preciso planejar, ter criação e desenvolvimento, uma ótima administração de materiais evitando desperdício assim, linhas de produtos que se casem entre si (famílias de produtos que se encontram), cronograma de lançamentos, custo e formação de preço, apresentação e distribuição pensada com clara logística.

Geni refletiu coma platéia algumas ameaças que são consideradas tendências e banalizações. Moda é atemporal, estar na moda é o que se faz hoje e se descarta amanhã. O perigoso vicio da copia e o olhar mal acostumado dos estilistas, confeccionistas e lojistas, que copiam a vitrine, a ZARA e tudo mais e chamam isso de tendência, isso não é tendência e real já. O consumidor esta ficando sem opção, como as mulheres na faixa dos 30/40 anos, executivas que tem hoje dificuldade de comprar roupas para trabalharem descentes.

E também mostrou as oportunidades que a moda nos mostra.
 Pensar a moda de forma estratégica
 Olhar para Barack Obama e sua Michelle, ela vai ditar moda nos próximos anos, como Jackie Kennedy.
 Perceber nossos valores e apostar neles, o estilista brasileiro Gustavo Lins, que é radicado na França, fez uma coleção festejadissima para o inverno 2009 toda baseada em Lampião e nos Samurais
 Brasil tem o que os outros países querem, 200 cidades com mais de 100 mil habitantes.

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