Universo Moda

Aqui você vai ficar por dentro do que acontece no mercado local, nacional e internacional de moda e seus pares como design, beleza, decoração, música, cultura, artes.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dupla Fascinação

A quarta-feira do Minas Trend Preview foi aberto com ares de France, já que o tema da palestra da talentosa Lena Pessoa era “A França que fascina os brasileiros e o Brasil que fascina os franceses”. Para ela o nosso país é o único fora do eixo fashion (Paris, NY, Milão e Londres) que tem importância, somos o sonho, o paraíso para o resto do mundo. Mistura de clima maravilhoso, música, mulheres lindas, alegria de viver, bom humor, enfim o mito do brasileiro. Para nós tupiniquins a França nos faz pensar em cultura, savoir-faire, livre pensar e a moda faz a alquimia disso. Ela é uma idéia cultural e um fenômeno social, movimento coletivo e espontâneo.
Os franceses passam mais tempo na galeria de arte, em bibliotecas lendo e menos no salão de beleza, cuidando de si. Status lá é ser bem informado e não a roupa que você veste.
Segundo Lena, o papel da estilista nesse cosmo é farejar tendências, ser o maestro das coleções. A moda hoje é o mecenas do mundo. Para o Brasil ela acredita na força de novos nichos como o mercado de festa e noite.
E para abrir novos mercados para as confecções brasileiras a ABIT, por meio do Texbrasil trouxeram ao evento jornalistas vindo da China, Polônia, Holanda, Emirados Árabes, Suécia, Portugal, França e Argentina e compradores do Reino Unido, Espanha, Costa Rica, EUA, Austrália e França. Para se ter uma noção da força da indústria têxtil só no estado de Minas de janeiro a março desse ano, foi exportada US$ 1,4 milhão, correspondendo a 32,3 toneladas de produtos de vestuário. São empregados diretamente 220.972 trabalhadores sendo que em 2008 foram admitidas 53.999, contra 53.270 desligamentos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial