Universo Moda

Aqui você vai ficar por dentro do que acontece no mercado local, nacional e internacional de moda e seus pares como design, beleza, decoração, música, cultura, artes.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Traduzindo a Moda



O dicionário, ricamente ilustrado, apresenta uma edição bilíngüe inglês-português e português-inglês e os verbetes são divididos em três grandes capítulos que detalham expressões que vão dos tecidos à roupa íntima, passando por detalhes da roupa, termos de costura, acessórios, texturas, cores e roupas básicas, de praia e esportivas.

“Com mais de 30 anos de experiência como professora de inglês, o maior desafio foi encontrar as palavras específicas do mundo fashion que não estão em dicionários comuns”, explica Diana, que hoje presta consultoria de línguas para quem se dedica ao universo da moda.
Durante três anos, a professora de inglês Diana Aflalo pesquisou milhares de palavras e expressões existentes no mundo da moda para lançar, pela Publifolha, o Dicionário de Termos de Moda.
A autora conta que a idéia de fazer o livro surgiu da dificuldade em dar aulas de inglês para a ex-modelo e atual consultora de moda Petê Marchetti. “Nos dicionários comuns, não encontrávamos – e até hoje não encontramos – expressões ou palavras específicas do mundo fashion”, explica. “A dificuldade logo se transformou em desafio. Sites especializados e revistas de moda inglesas e americanas se tornaram meus companheiros constantes”, conta.
O Dicionário de Termos de Moda apresenta, ainda, a origem de cada termo. Com legenda indicada no texto, o leitor saberá quais termos são derivados do italiano, francês, inglês americano e britânico.

Diana Aflalo explica que, apesar da catalogação de mais de dois mil verbetes de encontrados em revistas e sites especializados e até mesmo nas temporadas de desfiles no Brasil e no exterior, os termos se atualizam junto com as tendências da moda. ”É um universo muito versátil. Sempre aparecerá um ou outro termo novo, pois a moda se renova continuamente e suas palavras também”, diz.

1 Comentários:

Às 27 de setembro de 2009 às 10:48 , Blogger Unknown disse...

quero muito ser modelo! tenho toda acapacidade de ser modelo altura,magresa,beleza, charme! mais morro numa cidade q nao tem agencia! pois queria q alguem me contratasse ou me abrisse uma luz pra min ir seguir a meu sonho é futuramente profissao! meu email é esse : paloma.gata288@hotmail.com

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial