Universo Moda

Aqui você vai ficar por dentro do que acontece no mercado local, nacional e internacional de moda e seus pares como design, beleza, decoração, música, cultura, artes.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Caçador de Tecidos e Formas
























O estilista paraense André Lima, 37 anos, com carreira no mercado de moda há quase dez anos, esteve em Natal para o lançamento de sua coleção de inverno 2008 no Espaço Tereza Tinoco. Mais de vinte clientes da Maison chegaram à noite usando suas peças de várias coleções entre elas: Gorete Tito, Laurita Patriota, Silvana Gadelha, Claudia Alvarenga, Maria do Carmo e as filhas, entre outras.
Mas nosso encontro foi nas areias de Ponta Negra, em frente ao Hotel Ocean, onde conversamos por quase duas horas, entre boas risadas e lembranças, como dois velhos amigos. Num primeiro momento só nosso e depois na companhia da sua Gerente comercial Anny e Tereza Tinoco. Confiram os principais trechos desse bate papo.

Registro de Carreira – Estou finalizando minha participação na próxima edição da Enciclopédia da Moda Brasileira, da Cosac Naify, e então precisei juntar material, fotos do meu primeiro desfile em Belém em 1991, o bacana é que agora vou organizar de verdade meu site e meu acervo para pesquisa.

Moda Masculina – Comecei fazendo umas camisetas pólos para o mercado mundo mix, depois teve minha passagem pela Cavalera bem street e descobri uma veia rock. Hoje chamei essa coleção masculina de “Pequenos Estudos de Desejos”, pois procurava roupas para mim e nada encontrava, ou eram de show/desfile ou eram caretas demais. O legal do masculino é descobrir o trabalho de articulação, fiz camisetas, costumes, calças, trabalhando a roupa mais próxima do corpo.

Influência Familiar – Meu pai comprava e vendia cortes de tecidos, entre outras coisas, e eu ajudava sempre a colocar os preços e esses cortes sempre eram estampados. E minha mãe dava de presente vários desses tecidos e recebia outros, quando tinha um evento fazia um vestido, ai nasceu minha relação com a estamparia. Hoje faço de 8 a 12 estampas em cada coleção em seda e algodão

Começo – Nunca pensei em trabalhar com moda, estudei arquitetura, fui produtor e maquiador em SP e ai comecei o trabalho de mix de tecidos nas pólos.

Noivas – Faço umas três ou quatro noivas por mês para o Brasil todo. O vestido de Marina Moreno, que é minha amiga pessoal (filha do Ministro Gilberto Gil que casou sábado com o maquiador Fernando Torquato), foi legal porque ela é uma noiva sem clichê ou véu. Ela viu meu desfile de inverno, adorou o vestido com a rosa atrás e me pediu para não vender o vestido a ninguém antes de ela usar. Outras que usaram minha roupa foram a Carolina Dickman, Fernanda Paes Leme, Maria Ribeiro, Patrícia Case e a Ana Furtado.

Eventos no Ponto de Venda – Eu adoro conhecer os pontos de venda, prestigiar a lojista, sentir o mercado. Faço roupa porque gosto de vender roupa. A presença fideliza a cliente, ensino formas de usar minha roupa e vejo vários perfis de clientes.

Balanço Geral - Hoje não tenho medo de fazer algo novo, tive perdas recentes, que me amadureceram, hoje me jogo. Faço curtos, longos, lisos, minha grande pesquisa hoje é a forma.




Fotos - Alberto Leandro e Mulheres No FDS

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial