Universo Moda

Aqui você vai ficar por dentro do que acontece no mercado local, nacional e internacional de moda e seus pares como design, beleza, decoração, música, cultura, artes.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

As inovações do Varejo




O objetivo da palestra “ O Varejo está Inovando?” proferida por Mariana Carvalho, Diretora de Marketing da ANCAR, que é uma das empreendedoras do Natal Shopping e administradora do empreendimento, foi fazer um provocação positiva aos lojistas do shopping, convidando-os a sair do dia-a-dia e pensar sobre seus negócios.

Uma simples pergunta como “Sua loja vende uma proposta, um sonho, ou simplesmente produtos?” convidou os lojistas a refletirem sobre o posicionamento de suas operações, a conceituação de suas marcas. É necessário existir um conceito, um propósito da marca e o foco de um determinado público-alvo, que hoje deve ser definido muito mais pelo estilo de vida do que simplesmente considerando um perfil demográfico, como idade e classificação social, já que estes conceitos vem sofrendo mudanças radicais recentemente. Uma mulher de 60 anos hoje comporta-se totalmente diferente de uma mulher de 60 anos há 15 anos atrás. “Ela trabalha, viaja, consome, e muitas vezes está ate voltando a estudar com esta idade.”Após estas colocações sobre segmentação por estilo de vida e conceituação de marca, exemplos de operações internacionais bem-sucedidas neste sentido foram apresentados, mostrando que o bom varejo precisa ter alma e personalidade.

Passando por diferentes segmentos como operações de moda, como a americana Abercrombie & Fitch; a marca especializada para gordinhas “Lane Bryant”, que oferecem roupas com imuito estilo para este público com tão poucas opções, o hipermercado ecológico Wholefoods, um enorme sucesso nos Eua – para se ter uma idéia são tão consistentes que não vendem coca-cola em suas dependências – a própria Apple, fenômeno de vendas dos produtos da Macintosh e exemplo de interatividade com os clientes e a surpreendente American Girl, especializada em vender bonecas como se fossem pessoas e que vem cativando todas as crianças. Estes foram alguns exemplos mostrados em mais de duas horas de apresentação, enfatizando os cinco “Cs” mais importantes do varejo: CONSISTÊNCIA, CRIATIVIDADE, CONCEITO, COERÊNCIA E CORAÇÃO, afinal o operador de varejo precisa ser apaixonado pelo seu negócio!!!

Mariana reforçou ainda aos mais de 180 lojistas presentes a necessidade dos lojistas do Natal Shopping de estarem cada vez mais antenados e atentos a conceitos como estes, já, com o novo rumo do empreendimento, muitas mudanças positivas prometem acontecer nos próximos meses e que marcarão uma nova era do primeiro shopping da cidade.

Foto: Ayrton Camargo

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial