Universo Moda

Aqui você vai ficar por dentro do que acontece no mercado local, nacional e internacional de moda e seus pares como design, beleza, decoração, música, cultura, artes.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Cor na arquitetura
















Como a cor pode influenciar seu humor? Melhorar o ambiente? Torna-lo mais sedutor e interessante? Ou simplesmente valoriza-lo melhor com suas verticalidades e horizontalidades? Essas e outras questões ligadas à cor na arquitetura trouxeram a Natal o arquiteto e professor da USP, João Carlos César, que a convite da Sherwin Willians explanou o assunto numa agradável noite no Hotel Serhs. A empresa abriu duas lojas próprias aqui em natal. Uma na Engenheiro Roberto Freire e outra no Alecrim, com toda uma equipe preparada para atender as mais diferentes necessidades de empresas e clientes.
Ele pontuou a cor na História mundial e para os grandes pensadores. Segundo Platão “cor é conhecimento e percepção”, para Aristóteles as cores representavam trevas, sombras e vazios. Cor também era privilegio da elite na sociedade burguesa, diferenciava as estampas dos trajes.
Os jesuítas estudam seus efeitos há 1500 anos. A cor é luz. Como imaginar a Grécia e suas casas branquinhas em contraste com o azul profundo do mar. Para o arquiteto Oscar Niemayer “o Brasil não tem tradição de uso de cor na arquitetura”. Por isso num país tão rico de belezas naturais os prédios sempre foram brancos, conforme arquitetura colonizadora européia queria, ou nos próprios prédios de Niemayer onde a falta de luz impera.
Para o professor João Carlos, a cor pode interagir ou não com seu entorno e é muito mais difícil trabalhar num ambiente monocromático do que num multi-cromático.
Por isso da próxima vez que você caro leitor pensar em colorir seus ambientes, consulte um especialista da área.
Sherwin – Willians (Natal) Av. Bernardo Vieira, 3204 – Dix Septo Rosado – 84 3213 1385 – www.sherwinwilliams.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial