Universo Moda

Aqui você vai ficar por dentro do que acontece no mercado local, nacional e internacional de moda e seus pares como design, beleza, decoração, música, cultura, artes.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Moda com oportunidades e ameças

Gustavo Lins e sua coleção de inverno 2009

Geni Ribeiro


Geni Ribeiro é consultora de produto e Mercado da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT). Ela esteve aqui em Natal ontem (06.11.2008) para falar do mercado e moda no Brasil, oportunidades e ameaças.
Ela abriu mostrando que as feiras internacionais já tiveram mais freqüência e maiores fechamento de negócios, mas que a crise que já era sentida pelo mercado esvaziou um pouco os eventos nos últimos tempos. E forneceu dados financeiros impressionantes, mostrando a força da moda brasileira.
 Exportações em 2007 – US$ 2,4 bilhões
 Número de Empresas: 30 mil (formais)
 17,5% do PIB da indústria de transformação
 Produz 7.2 bilhões de peças vestuário/ano
 7° maior produtor têxtil do mundo
 2° maior produtor mundial de índigo, perdendo para a Turquia que hoje lidera o ranking
 3° maior produtor mundial de malha

Geni explicou que o Brasil não se preparou para entrar na era da globalização, e que quando a gente não se prepara para o mundo o mundo chega até a gente e nos devora. E para enfrentar esse mercado global é preciso conscientização, preparação (gestão, tecnologia, produto e mercado) e capacitação. Um produto globalizado tem: qualidade, inovação, adequação e design. Quem não inovar vai ter seus dias contados
O produto é a alma do negocio da moda, e temos que olhar o negócio de forma estratégica, ouvir o desejo e o anseio do mercado.
Para o empresário colocar sua coleção para girar nas prateleiras e araras de mega stores e lojas é preciso planejar, ter criação e desenvolvimento, uma ótima administração de materiais evitando desperdício assim, linhas de produtos que se casem entre si (famílias de produtos que se encontram), cronograma de lançamentos, custo e formação de preço, apresentação e distribuição pensada com clara logística.

Geni refletiu coma platéia algumas ameaças que são consideradas tendências e banalizações. Moda é atemporal, estar na moda é o que se faz hoje e se descarta amanhã. O perigoso vicio da copia e o olhar mal acostumado dos estilistas, confeccionistas e lojistas, que copiam a vitrine, a ZARA e tudo mais e chamam isso de tendência, isso não é tendência e real já. O consumidor esta ficando sem opção, como as mulheres na faixa dos 30/40 anos, executivas que tem hoje dificuldade de comprar roupas para trabalharem descentes.

E também mostrou as oportunidades que a moda nos mostra.
 Pensar a moda de forma estratégica
 Olhar para Barack Obama e sua Michelle, ela vai ditar moda nos próximos anos, como Jackie Kennedy.
 Perceber nossos valores e apostar neles, o estilista brasileiro Gustavo Lins, que é radicado na França, fez uma coleção festejadissima para o inverno 2009 toda baseada em Lampião e nos Samurais
 Brasil tem o que os outros países querem, 200 cidades com mais de 100 mil habitantes.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Seminário Educação e Leitura–Brasil

Xosé Neira Cruz


O 5º Seminário Educação e Leitura–Brasil (5º SEL) acontece de 10 a 14 de novembro de 2008, no Hotel Praiamar, em Natal – RN.

Promoção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte através do Programa de Pós-Graduação em Educação sob a coordenação do grupo de pesquisa “Ensino de Leitura e de Literatura”. O evento faz parte das comemorações dos 30 anos de criação do Programa de Pós-Graduação em Educação e dos 50 anos de fundação da UFRN.

O SEL surgiu como conseqüência lógica das pesquisas desenvolvidas no grupo coordenado pela Profª. Marly Amarilha, apoiadas pela Pró-reitoria de Pesquisa da UFRN e pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. O Seminário nasceu para divulgar, discutir e disseminar os resultados dos estudos e pesquisas realizados pelo grupo junto à comunidade científica, acadêmica e educacional do estado. O trabalho do grupo ganhou tamanha repercussão social com a formação de especialistas, mestres, doutores e a publicação de vários livros, artigos, que o público do Seminário também cresceu. Para acompanhar o desdobramento dessa trajetória, o SEL se transforma, neste ano de 2008, em evento de abrangência nacional. Oferece assim, uma agenda bienal plenária a todos aqueles, pesquisadores, professores, educadores, bibliotecários, universitários, pais e agentes sociais, que se sentem responsabilizados pela Educação e a Leitura no Brasil.

O 5º Seminário Educação e Leitura – Brasil, nesta sua primeira edição nacional, está acolhendo 900 participantes vindos de todas as regiões do país, 34 especialistas do Brasil e do exterior.

E tem convidados especiais como o escritor e professor Xosé Neira Cruz, da Galicia e o escritor Affonso Romano Santana.

Redken




Anninha e sua equipe maravilhosa vãopassar por um treinamento exclusivo da Redken, marca que envolve ciência, inspiração e fashion na sua concepção.Ela é patrocinadora da NY fashion Week, e traz para Natal os novos tratamentos de verão: Nutri Balance (para cabelos com raízes oleosas e pontas ressecadas), Hidra Cleasing que faz uma limpeza profunda e alivia o couro cabeludo e Summer Recovery, recuperação para cabelos expostos ao sol, mar e piscina.
Tudo vai rolar domingo, na matriz do Anninha em Natal(RN), é a filosofia de educação de expert para expert. Aproveitando a ocasião vão lançar também o passaporte de serviços Redken, para a cliente acompanhar seus tratamentos.

Fotos - Alberto Leandro

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ao som da LORE



Na próxima sexta-feira (07), a LORE lança a coleção Trilha Sonora, a partir das 16h, na Yolla. A música faz parte de todos os momentos especiais das nossas vidas. Quem não tem uma trilha sonora exclusiva? Inspirada nessa idéia, a LORE criou sua coleção de verão 2009.

Tudo foi desenvolvido em perfeita harmonia, como numa composição musical: as guitarrinhas ganharam asas, cor e movimento; as caveirinhas, símbolo do rock, se misturaram à alegria dos florais; a própria vibração sonora se transformou ao ritmo do verão, ganhou versão colorida e preto-branco; notas musicais e claves de sol, em acrílico, dão toque inusitado às peças; a partitura (Your song, de Elton Jonh) saiu de uma dessas memórias e tomou forma; e a coroinha, símbolo da marca, virou composê de identidade.

E, assim como a capacidade que a música tem de se adaptar aos melhores momentos de nossas vidas, as peças da LORE têm a versatilidade de multiplicar seu jeito de usar.

As cores têm tons que revelam o estado de espírito do verão, como pitanga, verde pistache, areia, off-white, brisa lilás, e o característico colorido das estampas.

Os tecidos, da seda ao linho, dão fluidez às formas, que remeterem aos ares retrô dos anos 20 e ao despojamento dos 70. E os acessórios dão um toque especial à coleção VERÃO LORE 2009, que será o hit da estação.

Abertura do Verão

Spartilho


Para marcar a chegada das coleções do alto verão, as lojas Spartilho, Colezzione, Zion, Blue Man, A Graciosa e Belatrix estão organizando um desfile em conjunto para apresentar as novidades às clientes. A “Abertura do Verão”, como está sendo chamado o evento, será realizado no CCAB Petrópolis no próximo sábado (8) a partir das 13h.
À medida que forem chegando, as clientes poderão desfrutar taças de prosseco e cerveja bem gelada, sucos refrescantes, e comidinhas do buffet Renata Motta. Para dar um charme especial ao evento – que será organizado por Érika Nesi, a arquiteta Gislana Maia se encarregou de elaborar um projeto de ambientação especialmente para o espaço onde será realizado o desfile, cujas modelos são da Tráfego Look, de George Azevedo.
Na ocasião, a Spartilho desfilará os últimos lançamentos das grifes Fruit de la Passion, Miss Vitória, Verve e Corpo & Arte, repletos de cores vibrantes, estampas florais, listras e tule. Entre as novidades, tops que podem ser usados como acessórios com blusas um pouco mais decotadas, soutiens diferenciados e peças de homeware com tecidos em algodão e visco lycra. Serão 15 looks ao todo, alguns já para as festas de fim de ano. Para as clientes que tiverem interesse em adquirir as novidades, as peças serão expostas em araras em duas lojas próximas, especialmente disponibilizadas para o evento.

Palestra




Aqueles que ainda não fizeram a inscrição liguem para o 0800 570 0800, todos devem estar atualizados sobre o mercado e suas perspectivas.

A jóia é ser vilã



A joalheria Amsterdam Sauer escolheu a atriz Patricia Pillar como estrela para as fotos do catálogo e campanha de natal, que tem como tema “A moda ao longo do século XX”.

A atriz foi fotografada pelas lentes de Jairo Goldflus no estúdio dele, em São Paulo.

Quem assina o make and hair é o Alê de Souza, e a direção é de Fabiana Kherlakian.

www.amsterdamsauer.com