Universo Moda

Aqui você vai ficar por dentro do que acontece no mercado local, nacional e internacional de moda e seus pares como design, beleza, decoração, música, cultura, artes.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Concurso Natura Faces premia os 95 “looks” mais criativos

A Natura acaba de lançar o Concurso Natura Faces, que irá premiar 95 internautas. O concurso quer estimular a expressão da personalidade entre os jovens concorrentes, por meio da produção de looks (maquiagem e cabelo) que deverão fazer em si mesmos.
Para participar, é preciso elaborar um visual no rosto e cabelo, além de um texto que justifique a criação. Em seguida, deve se inscrever pelo site www.natura.net/concursofaces, publicar a foto da produção e aguardar a votação do público e da comissão Natura. Ganhará o look mais original, que expresse a personalidade do seu criador, e com o texto que melhor traduza a produção. Cada participante pode criar quantos
looks desejar.
O primeiro colocado terá mil combinações possíveis de prêmios a escolher: uma viagem internacional com acompanhante para um dos dez destinos oferecidos; um kit de produtos Natura Faces, entre dez opções; além de um prêmio exclusivo, que inclui desde o recebimento de lançamentos Natura até a visita aos bastidores do show de lançamento do documentário da Velha Guarda do Samba com Marisa Monte.
O segundo e o terceiro escolhidos ganharão uma viagem com acompanhante a Buenos Aires, na Argentina. Porto de Galinhas, em Pernambuco, será o destino do quarto e quinto premiados e seus acompanhantes. Todos os 95 ganhadores receberão um kit de produtos Natura Faces. As inscrições podem ser feitas até 30 de abril. A lista dos ganhadores será publicada no dia 16 de maio, no site da Natura.

PRÊMIO MODA BRASIL

A moda não é apenas o vestir, a preocupação com a estética ou com a beleza - é sinônimo de velocidade da mudança. Cada vez mais, a moda se transforma em expressão de liberdade e personalidade. Nos últimos vinte anos, o Brasil vem construindo a sua cultura de moda, interpretando as tendências mundiais de um jeito muito particular e criando sua própria identidade.

Hoje, a produção brasileira começa a ser respeitada no mercado internacional. A conquista é fruto do trabalho de uma legião de profissionais que direta ou indiretamente têm ajudado a escrever essa história. O Prêmio Moda Brasil foi idealizado por José Maurício Machline e Tininha Kós, para prestigiar os profissionais que já impulsionam esse movimento e revelar novos talentos.

A primeira edição do Moda Brasil acontecerá dia 29 de outubro de 2008.

Como Participar:

Todos os participantes deverão enviar seus trabalhos ao Conselho Seletivo em dvds, books ou fotos, dependendo da categoria. Na categoria Revelação, os pré-selecionados apresentarão posteriormente para os jurados três looks completos da coleção apresentada - verão ou inverno - quando, então serão escolhidos os três finalistas ao prêmio.


Os vencedores serão anunciados somente na noite da cerimônia de entrega dos prêmios no dia 29 de outubro de 2008 em cerimônia no Teatro Municipal em São Paulo.

As categorias:

Serão 20 categorias sendo duas escolhidas por voto popular e um prêmio especial.
São elas:

- Estilista de Moda Masculina
- Estilista de Moda Feminina
- Estilista Revelação
- Coleção Moda Praia
- Stylist
- Desfile do Ano
- Make-up
- Hair Stylist
- Fotógrafo
- Campanha publicitária
- Modelo Feminino


- Modelo Masculino
- Designer de Acessório
- Figurinista
- Veículo de Mídia Impressa
- Veículo de Mídia eletrônica
- Jornalista de Moda

O Prêmio especial será uma homenagem, póstuma ou não, a uma personalidade relevante para o desenvolvimento da moda no Brasil.

O voto popular terá duas categorias: Modelo Masculino e Modelo Feminino. O público poderá votar por meio de urnas espalhadas no Shopping Iguatemi ou ainda pela internet, no site do Prêmio.

Nesta primeira edição do Prêmio Moda Brasil, o Conselho Seletivo indicará os pré- selecionados aos jurados não apenas pela inscrição voluntária, mas também através de uma intensa pesquisa realizada pela produção do evento em todo o país em busca de potenciais candidatos.

Mais informações no site:
www.premiomodabrasil.com.br


Ou pelo telefone: (21) 2259-4409 com Bárbara Maia

Instituto Ricardo Almeida

O Instituto Ricardo Almeida, primeira escola livre privada do País voltada exclusivamente para a formação profissional de mão-de-obra para a indústria de confecção, abre uma nova unidade em São Paulo e lança sua franquia em parceria com a FranHolding, primeira holding brasileira de marcas de franquias especializada em educação e formação profissional, controladora das bandeiras Microlins, Instituto Embelleze e ProfSat.
Segunda unidade educacional localizada no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, um dos maiores centros confeccionistas mundiais, consolida os parâmetros gerenciais e de metodologia da franquia a ser lançada oficialmente durante a ABF Franchising 2008.

O Instituto Ricardo Almeida, que leva o nome de um dos sócios do empreendimento, considerado um dos maiores criadores de moda masculina do País, prevê, ainda para este ano, a abertura de 12 franquias ou unidades próprias em regiões paulistanas que apresentam demanda e carência em relação a cursos para formação de mão-de-obra especializada como Brás, Lapa e Osasco. O objetivo do empreendimento é suprir a necessidade das confecções brasileiras por mão-de-obra especializada e aumentar a competitividade dessas empresas frente aos confeccionados importados, principalmente da China.

Segundo entidades do setor, hoje existem cerca de 15 mil vagas abertas para costureiras em todo o País, sendo São Paulo, Minas Gerais e Ceará os Estados com maior número de ofertas. Outras regiões confeccionistas como Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e Paraná, também registram falta de mão-de-obra para incrementar os índices de produção e faturamento.

O Ápice do Cinema de Bresson

O Cineclube Natal, em parceria com o Nalva Melo Salão Café, apresenta nesta proxima sexta-feira, 04 de abril, um dos belos exemplares do cinema francês da década de sessenta, "A Grande Testemunha", de Robert Bresson.
Bresson foi, sem dúvida um dos mais peculiares diretores franceses de seu tempo. Autor de filmes memoráveis, dentre eles "Pickpocket" e "O dinheiro", preferia não trabalhar com atores profissionais, para que a técnica não poluísse a pureza do personagem e da história contada. Conhecido pelo rigor formal absoluto e pela obsessão em construir narrativas cada vez mais despidas de emoções manipuladoras, Bresson preferia empregar atores não-profissionais, pois achava ser mais fácil obter deles desempenhos neutros, sem expressões faciais exageradas. Por isso, "A Grande Testemunha" (Au Hasard Balthazar, França/Suécia, 1966) costuma ser considerado o filme mais bressoniano de Robert Bresson, já que o protagonista não é um ser humano, mas um burro de carga.Ao decidir narrar a história da vida desse burro (cujo nome de batismo é Balthazar), do nascimento até a morte, o cineasta francês foi coerente com os princípios que regem seu trabalho. Como é óbvio, um animal é o ator "perfeito" para um diretor como Bresson, já que um jumento não possui expressão facial, e qualquer sentimento que porventura pareça sentir aparece apenas na cabeça do espectador, previamente treinado – pelos filmes ditos "normais", que usam a gramática regular do cinema – para sentir aquilo que o personagem principal sente.
A observação do curso da vida que empreende Bresson neste filme vem pelos olhos de Balthazar, no seu percurso de dono em dono, de mal-tratos a mal-tratos. Os closes nos olhos do animal fazem dele espectador privilegiado e personagem central, que parece entender de "destino" mais e melhor que qualquer humano. Parece conhecer mais de perto o andar da vida, suas dobras, envergaduras e ironias. Quando da sua chegada ao circo, ao passar entre as celas dos outros animais, comunica-se com eles em seu silêncio, reconhecendo que tudo os ultrapassa e que seu destino, provavelmente triste, não pertence a eles.

CINE CAFÉ
Onde: Nalva melo café salão, terreo do Ed. Bila, Ribeira
Telefone: 3212-1655

Eu Faço Cultura

Entre os dias 3 e 5 de abril, o povo potiguar recebe o projeto, que oferecerá oficinas de música e de produção musical com duração de dois dias cada. São oferecidas 50 vagas para cada uma delas. Os 10 melhores alunos da oficina de música participam de uma apresentação na abertura do show do músico Nando Reis, que encerra as atividades do Eu Faço Cultura, no dia 5.
Nos dias 3 e 4 de abril, entre as 18h30 e 22h30, será realizada oficina de música com o grupo Patubatê formado pelos músicos brasilienses Célio Maciel, Fernando Mazoni e Fred Magalhães. Nas mãos do conjunto, sucata não é lixo, é música. Entre os objetivos da oficina está o de reconhecer a riqueza rítmica e harmônica de gêneros musicais brasileiros e suas origens, desenvolver elementos da música, explorar sons tirados de instrumentos de percussão convencionais, alternativos (sucata) e do próprio corpo, fomentar o interesse dos participantes em dar continuidade ao estudo da percussão e estimular a pesquisa de novos sons em instrumentos não convencionais criados pelos próprios participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.eufacocultura.cm.br até o dia 2 de abril.

Brinquedinho de Gente Grande














Mais do que pura diversão ou simples consumismo, a toy art é um fenômeno da arte pop contemporânea. Os bonequinhos viraram moda entre adultos descolados do mundo todo, tal qual as coleções de figurinhas ou papel de carta eram na infância de quem já passou dos 25. Os bonecos são desenhados e customizados por designers, grafiteiros, gente do mundo da moda e outros artistas. Mas os toys vão muito além do entretenimento. Além de resgatar lembranças da época de criança, eles criticam e ironizam o estilo de vida da sociedade atual, tanto no formato, quanto na caracterização. A toy art surgiu há pouco mais de dez anos, quando dois chineses apresentaram os bonecos do Comandos em Ação com roupas urbanas, no lugar dos uniformes do exército, e cabeças de outros personagens numa feira de brinquedos. Depois disso, a mania se espalhou pelo mundo, sendo a internet sua principal vitrine. E virou febre mundial detonada por uma exposição na Colette e uma edição especial da "Visionaire", em 2004.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Cor na arquitetura
















Como a cor pode influenciar seu humor? Melhorar o ambiente? Torna-lo mais sedutor e interessante? Ou simplesmente valoriza-lo melhor com suas verticalidades e horizontalidades? Essas e outras questões ligadas à cor na arquitetura trouxeram a Natal o arquiteto e professor da USP, João Carlos César, que a convite da Sherwin Willians explanou o assunto numa agradável noite no Hotel Serhs. A empresa abriu duas lojas próprias aqui em natal. Uma na Engenheiro Roberto Freire e outra no Alecrim, com toda uma equipe preparada para atender as mais diferentes necessidades de empresas e clientes.
Ele pontuou a cor na História mundial e para os grandes pensadores. Segundo Platão “cor é conhecimento e percepção”, para Aristóteles as cores representavam trevas, sombras e vazios. Cor também era privilegio da elite na sociedade burguesa, diferenciava as estampas dos trajes.
Os jesuítas estudam seus efeitos há 1500 anos. A cor é luz. Como imaginar a Grécia e suas casas branquinhas em contraste com o azul profundo do mar. Para o arquiteto Oscar Niemayer “o Brasil não tem tradição de uso de cor na arquitetura”. Por isso num país tão rico de belezas naturais os prédios sempre foram brancos, conforme arquitetura colonizadora européia queria, ou nos próprios prédios de Niemayer onde a falta de luz impera.
Para o professor João Carlos, a cor pode interagir ou não com seu entorno e é muito mais difícil trabalhar num ambiente monocromático do que num multi-cromático.
Por isso da próxima vez que você caro leitor pensar em colorir seus ambientes, consulte um especialista da área.
Sherwin – Willians (Natal) Av. Bernardo Vieira, 3204 – Dix Septo Rosado – 84 3213 1385 – www.sherwinwilliams.com.br

Bolsinha de Sapatos





O departamento de criação da Carmen Steffens não para nunca: mal acabou a coleção de inverno e, enquanto se debruça sobre a coleção primavera-verão 2008-09, desenvolveu uma bolsa só para suas clientes levarem seus pares de calçados em viagens. A bolsa, de couro estampado de crocodilo, com forro de tecido estampado acomoda em seu interior, dentro de casulos plastificados, fechados com velcro, até seis pares de sapatos. Com duas alças de mão e o logo em metal, ela tem tudo para agradar as Imeldas Marcos de plantão. O mimo já pode ser encontrado nas lojas da marca de todo o território nacional, ao preço médio de R$ R$ 599,90.
Vale a pena conferir! - www.carmensteffens.com.br

Trilogia de Intimidade




















A relação que agrega moda, cinema e música são de profunda intimidade, dá para imaginar Moulin Rouge com Nicole Kidman, sem o figurino luxuoso ganhador de Oscar e sua trilha criada por Craig Armstrong e Marius do Vrie, com músicas interpretadas por David Bowie, Bono e Christina Aguilera. Ou Maria Antonieta de Sofia Coppola sem a riqueza de detalhes dos trajes de época e sua trilha que recebeu o prêmio máximo da academia. Sem esquecer “Os Embalos de Sábado a Noite” com música dos Bee Gees, Love Story, Casablanca, Gilda, Bonequinha de Luxo e Flashdance. Um pulo no cinema nacional com Zuzu Angel que mostrou a moda brasileira para o mundo através da luta pela busca do corpo de filho Stuart, morto pela ditadura nos anos 70.

Mas vamos nos focar na trilogia O Poderoso Chefão. A saga da família Corleone contada pelo diretor Francis Ford Coppola e o roteirista Mario Puzo. Com Marlon Brando, Al Pacino, Robert Duvall, James Caan, Diane Keaton e Talia Shire. Coppola foi aclamado pelo público e pela critica, mas como foi um diretor de aluguel, pois os filmes forem encomendados pela Paramount sentia-se rejeitado pelos trabalhos nas duas primeiras partes.

O Poderoso Chefão (1972) The Godfather - baseado em um romance homônimo de Mario Puzo. O roteiro da versão cinematográfica foi elaborado a partir da adaptação do livro pelo próprio Puzo, acompanhado de Coppola.
Ganhou três Oscars: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator (Marlon Brando). Recebeu ainda outras oito indicações entre elas: Melhor Som, Melhor Trilha Sonora, e Melhor Figurino. Levou o Grammy de melhor trilha sonora para o cinema.
Al Pacino foi recusado pela Paramount em todos os testes, mas Copola já o via como Michael Corleone. Sorte a do público que o tem como o herdeiro atormentado que leva os negócios da família adiante e termina em conflito em abrir mão do poder ou dar continuidade a uma guerra de famílias.
A primeira parte da saga se passa entre as décadas de 40 e 50 e como não poderia deixar de se ver os personagens estão vestidos com influência do estilo militar em tailleurs, paletós, capas e saias. E o new look Dior uma silhueta feminina com saia ampla, casaquinho com basque, cintura estrangulada.

O Poderoso Chefão (Parte 2 – 1974)
Ganhou seis Oscars entre eles: Melhor Trilha Sonora. Recebeu ainda outras cinco indicações, incluindo: Melhor Figurino. Já nessa fase encontramos a década de 50 como fonte de inspiração para o figurino. A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias. Essa silhueta extremamente feminina e jovial atravessou toda a década de 50 e se manteve como base para a maioria das criações desse período. Apesar de tudo indicar que a moda seguiria o caminho da simplicidade e praticidade, acompanhando todas as mudanças provocadas pela guerra, nunca uma tendência foi tão rapidamente aceita pelas mulheres como o "New Look" Dior, o que indica que a mulher ansiava pela volta da feminilidade, do luxo e da sofisticação. A maquiagem estava na moda e valorizava o olhar, o que levou a uma infinidade de lançamentos de produtos para os olhos, um verdadeiro arsenal composto por sombras, rímel, lápis para os olhos e sobrancelhas, além do indispensável delineador. A maquiagem realçava a intensidade dos lábios e a palidez da pele, que devia ser perfeita. Para homens a moda era conservadora, elegante e social. Um homem bem-vestido tinha camisas sociais de estilos básicos: de colarinho, com abotoamento duplo, arredondado e aba. O colete eduardiano era para dar distinção ao estilo inglês. O preto era a cor “certa”. Não para marron, não para azul-marinho, preto imperou por mais de 100 anos de história da moda. O preto cai bem em todas as ocasiões formais, combinado com o branco estabelece elegância que até hoje nenhuma cor conseguiu rivalizar.

O Poderoso Chefão (Parte 3 – 1990)O terceiro e último filme sobre a saga da família Corleone mostra Michael tentando transformar em legais os negócios da família. Nesse último filme são retratados o envelhecimento de Don Michel Corleone (Al Pacino), a busca pela legitimação dos interesses da família - com a ajuda do sobrinho Vicente Mancini, interpretado por Andy Garcia -, e a tentativa de consolidar uma aliança com o Vaticano. O Poderoso Chefão 3 recebeu seis indicações para o Oscar de Melhor Diretor, Ator Coadjuvante (Andy Garcia), Canção ("Promisse me you´ll remember"), Montagem, Direção de Arte e Fotografia.
Apesar de o filme ser ambientado em 1979, o figurino é todo anos noventa e a alfaiataria é o ponto alto. Um resgate das décadas passadas marca a moda dessa época como a cena final do filme na opera onde se vê o glamour das roupas de gala, com tecidos brilhosos, drapeados, cabelos elaborados, jóias opulentas porém em peças únicas.

Sorriso que Contagia




A sonoridade de uma boa gargalhada alegra o ambiente, um sorriso quebra momentos tensos, de paquera, estão presente em comemorações especiais, quem não gosta de ver dentes perfeitos uma bela estampa.
Na odontologia atual diversos tratamentos fazem a junção da tecnologia e da estética, para realizar grandes sonhos, em curto espaço de tempo. Problemas como: vazios entre os dentes, restaurações envelhecidas ou manchadas, dentes descoloridos, escurecidos, rachados, desalinhados, tudo tem uma solução. Clareamento, facetas de porcelana, plástica de esmalte, enxerto gengival, implantes, coroas e pontes, sem esquecer é claro da profilaxia e remoção de tártaro. Esses e outros tratamentos da odontologia cosmética são a especialidade dos Experts do Sorriso, composto da Drª Jeanne Rodrigues, Drª Christianne Rosado e Dr. Adriano Paiva. Lembrem-se um bom visual + boa educação, abre muitas portas. Onde encontrar: (84) 99530613 - 32027458