Universo Moda

Aqui você vai ficar por dentro do que acontece no mercado local, nacional e internacional de moda e seus pares como design, beleza, decoração, música, cultura, artes.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Pernambuco é Show

Wendel Paiva caindo no frevo
Show de Frevo
Gilberto Pimentel e Samuel de Oliveira Neto
Boi em Olinda
Porto de Galinhas
Enoturismo
Carneiros

Quem estava ontem a noite no Hotel Serhs, em Natal (RN), pode conhecer melhor Pernambuco e suas belezas, um pedacinho da terra do frevo na cidade do sol, que contou com rodadas de négocios, onde hotéis, prefeitura e Governo do Estado de PE mostraram aos agentes, operadoras de turismo, imprensa e convidados o que é que Pernambuco tem a oferecer.
E foi bom poder ter acesso há uma revista "Recife te quer" onde o turista pode encontrar oque fazer na cidade todos os dias da semana, e nos três períodos, com fotos, preços, descrição, telefones, facilitando por demais a vida de quem esta a passeio na cidade.
O evento contou com a presença do secretário de turismo de Recife, Samuel de Oliveira Neto e do vice-presidente da Empetur Gilberto Pimentel que explicaram sobre esse novo projeto que uniu os poderes municipal e estadual, "Pernambuco para você". De acordo com o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, o Pernambuco pra Você surge para fortalecer o novo momento vivido pelo trade. “O turismo pernambucano e o trade estão muito unidos. São parcerias como essa de promoção integrada dos destinos, que promovem o aumento nos números de desembarque, no tempo de permanência e até mesmo no gasto médio dos visitantes”, explica.
A noite ainda contou com show do maestro Spok que apresenta um espetáculo de dança e música, preparado especialmente para o Pernambuco pra Você, mostrando vários ritmos da cultura local como o frevo, o coco, a ciranda, o maracatu e o forró. O décor terá como tema a bandeira pernambucana, com a criação de Romildo Alves. A chef Adriana Didier prova por que a capital pernambucana é considerada o terceiro pólo gastronômico do País e o primeiro no Norte - Nordeste. Pudemos desfrutar de um cardápio composto por elementos regionais e da cozinha contemporânea, como bolo de rolo, e pratos com camarão e carne de sol. O evento teve ainda a participação do ator Sérgio Gusmão, sendo o apresentador e animador da festa.
Idealizado pela Doiss Consultoria, a ação contempla ainda visitas e blitz a operadoras e agências de viagens com um investimento de R$ 6 milhões e expectativa de retorno de R$ 100 milhões. O "Pernambuco Pra Você" já passou por onze cidades das regiões Centro-Oeste e Sudeste, finalizando as visitas no Nordeste. Dados de pesquisas realizadas pela organização apontam que 25% dos empresários participantes realizam negócios durante a ação, 83% dos empresários consideram o público como ótimo ou bom e 99% do público avaliam como ótima ou boa a organização e o formato do projeto de promoção turística.

Fotos - Ilana Albuquerque (Festa Serhs) e Rafael Medeiros ( Pernambuco)

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Moda é Política



Paulo Borges é um homem de fala mansa, porém firme, aos 45 anos, vinte oito deles dedicados ao mercado fashion, acredita que a moda é sua missão e se entrega a ela sem restrições. Ele veio a Natal a convite do Sebrae para proferir uma palestra no Natal Fashion sobre a importância da marca e nos concedeu essa entrevista exclusiva onde fala sobre seu evento o São Paulo Fashion Week, presente e futuro, a indústria têxtil, criadores, internacionalização, política. Confira os principais trechos abaixo.


Marca

È um instrumento de trabalho, gera fomento de desenvolvimento. O Brasil esta aprendendo a trabalhar a moda que é muito jovem. O SPFW existe por causa do negócio da moda que tem a capacidade de envolver pessoas, temos a função de identificar o design, a inovação, alçar o Brasil a percepção internacional. Somos uma plataforma que tem o evento, um portal, o jornal e a revista, todos com selo de proteção ambiental, somos neutros na emissão de carbono. Estamos no quinto lugar das semanas de moda no mundo junto Nova York, Milão, Londres e Paris.

Um produto para se firmar hoje tem que ter verdade, qualidade e sentido e para construção da marca são importantes os seguintes fatores: o controle, a inovação, transparência e a responsabilidade social, num trabalho continuo.

Meu pensamento da marca/evento SPFW foi feito para trinta anos, no mundo da moda quanto mais tempo tem uma marca melhor ela é percebida. Há primeira década foi a da implantação, a segunda da qualidade e a terceira será a da internacionalização. O tema da próxima edição em janeiro de 2009 é Felicidade, que gera interface na criação e a de junho será Paixão, pois é o ano da França no Brasil.


Números e Negócios

O país tem 30 mil empresas no setor, com faturamento de 50Bilhões de reais ao ano, e emprega 1.700.000 pessoas, sendo a segunda indústria do país, e cresceu em geração de empregos na ultima década 5%, nem o país cresceu isso. O evento (SPFW) movimenta R$1,5 bilhão nas duas edições anuais. O faturamento da cidade em bares, restaurantes, cinemas, lojas tem um aumento de 25% a 30%, nivelando-se com outros eventos já consolidados na cidade como: Bienal de Artes, Formula um e a Parada Gay. Temos R$ 350 milhões de mídia espontânea gerada nos sete dias de evento. Só perdemos em mídia para o futebol que é a grande paixão nacional. Hoje temos 150 cursos de moda espalhados pelos estados sendo que 30 deles são de nível superior


Eventos Locais

Eles têm um papel de educar, fazer a lapidação, dar entendimento de moda, no trabalho com a cultura regional. Existe uma simplificação da cultura local que é sobreposta à informação global. O hand made local se perde, a forma fica igual em todos os lugares, o que poderia ser importante fica secundário. O estilista não esta criando. E a informação hoje esta disponível ao alcance da telinha do computador, se o criador não tem esta perdido.


Brasil

Precisamos urgentemente de mudanças gerais (tributarias, trabalhista), pois o país perdeu a passagem para evolução faz tempo. A Itália fez isso nos 60/70 onde era considerada dormitório (costurava, fornecia matéria-prima) industrial para França, e hoje exporta design para o mundo. Nos não crescemos mais por falta de capital, não temos política de desenvolvimento, precisamos desonerar, ter uma economia criativa que foi o que salvou a Inglaterra e o Japão. Pensar o Brasil de forma múltipla e convergente, juntar as agências de fomento, educar e treinar. Não exportamos mais, pois é caro é uma política de longo prazo. O mundo ainda compra hoje do Brasil porque é barato.

Precisamos de fábricas de roupas com qualidade para as marcas. Não tem política para a moda, tem dinheiro para as máquinas, mas não para a produção. Eu tento há 25 anos fazer a parceria da indústria têxtil com a confecção. Hoje existem cinco ou seis conglomerados de origem fabril e financeira, e isso vai provocar uma mudança no mercado a médio prazo, e isso faz parte da internacionalização.


Estilistas

Os novos estilistas devem ficar dez anos trabalhando para os outros primeiro, para depois ter sua marca, seu nome e seu negócio. Já vi muito novatos se endividarem por falta de humildade e experiência. E arregacem as mangas para trabalhar, o sucesso do Alexandre Hercovitch, por exemplo, se deve ao fato de muito trabalho (ele trabalha da 6h da manhã as 21horas) sorte e preparo profissional.

Os estilistas dos anos 80 suplantaram as marcas, entenderam o processo de gestão, de transferir o valor da marca para conglomerados, booms da moda como negócio.

A roupa mais bem feita para mim hoje é do casal Glória Coelho e Reinaldo Lourenço.


Foto: Diego Negrelos

Entre dois amores: Acessórios e Homens!

Datelli
City Shoes
Botton
Adji
A temporada de moda ontem começou com a palestra de Marijara Leal, gestora do Programa de Design do SEBRAE, que tratou o tema “A Moda com Identidade – Um momento para refletir” -, que tratou da inserção do novo sem perder a identidade, como o tempo versus inovação gera mudança de comportamento, citando a Havaianas que antes era direcionada para a classe baixa da população e hoje e vista como objeto de desejo de todas as classes socias. O grande desafio do design hoje é pensar a moda com a cara potiguar, fazer um resgate cultural, dentro dos nossos ícones que são vários.

Em seguida o professor Paulo Honório, do SENAI – Clóvis Motta antecipou as apostas do inverno, resultado de pesquisa de vários técnicos em viagens pelo mundo. Revelou as macro tendências para 2009:

*Preservar hoje é cuidar do amanhã, re-design (reaproveitamento), revestir com o natural o estilo industrial
*Ordinário X Extraordinário – aproveitamento dos resíduos serve para criar novos produtos. Roupas inteligentes utilizam biosensores para monitorar a saúde (Ciência X Têxtil)
*Emoções Sensoriais – Uma conexão com o emocional, faça da sua compra uma experiência sensorial e prazerosa, explore os sentidos. O paladar através dos prazeres da gastronomia, a culinária passa a ser um ponto de encontro entre amigos. Olfato e Audição quem provoca quem? Visão provoque o olhar com a arquitetura.
*Rupturas Limítrofes – na atualidade o novo tem quem ser muito bem pensado, com cuidado para que futuramente esse produto não venha a agredir o meio ambiente onde vivemos. Há uma ausência de modelos para as gerações atuais. O cuidado com vícios novos e antigos, o combate às drogas é constante.
*A Sensualidade Dramática – o corpo e a pele com expressão.


Para encerrar a participação do SENAI ontem o ex-aluno Everton Rangel, medalha de prata nas olimpíadas do conhecimento no Brasil apresentou seu desfile, como foco no couro cru e saltos grossos, os ícones da cultura nordestina traduzidas em roupas, explorou as sementes e ossos, os tons de terra e as flores em longos fluidos.

Nos três blocos de desfiles que se seguiram a tônica masculina recaiu sobre o uso do xadrez em todas as suas variações, do clássico príncipe de Gales ao mais grunge. Destaque para os patchs lúdicos da Avohai em suas camisetas, a mescla do natural e navy da Adji, o uso da dupla face pela Botton, o clima safári da Richards, o jeans escuro da A.D. Life Style.

Os laços e flores tornaram mais delicada à infância da Sapatitos. As hastes coloridas e os modelos quadrados da Lucchiali realçaram os rostos. Já a City Shoes, Carmen Steffens, Datelli abusaram das gladiadoras, dos phytons num mix colorido, os saltos geométricos e o uso das bolsas gigantes com tachas de metal, o brilho do ouro e dos cristais e as carteiras de mão serão as preferidas das mulheres no verão.

Fotos: Marcius Mello

Vitória da arte Potiguar


Eu fico feliz, orgulhosa e louvo a Deus pela vida do meu amigo Jean Sartief que junto com Henrique José e Artur de Souza são os vencedores do II Salão Abraham Palatnik de artes visuais, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do RN – Fapern.
Os trabalhos Led Message for You, de Jean Sartief, Goleiro (foto), de Henrique José e Madon (N) AS, de Artur Souza serão premiados com R$ 2,5 mil cada. Os dois primeiros estão na categoria Instalação e o último foi inscrito como Mídia Contemporânea.
Além dos três cujo prêmio é de aquisição, outros 17 artistas também selecionados receberão apoio de R$ 500. Obtiveram menção honrosa os trabalhos: Trança, de Vinícius Dantas (3º colocado na edição passada) e Projeto Corpo Estranho, de Marcelo Gandhi.
Para a presidente da Fapern, Isaura Rosado, o Salão é um esforço do governo do Estado no sentido de estimular e fortalecer uma vertente moderna, cientifica e técnica da manifestação artística. Ela explica que o investimento de R$ 50 mil realizado pela Fapern se dá porque essa produção une arte, inovação tecnológica e ciência. "Através desse caminho", acrescenta, "a Fapern está prestando uma homenagem a um inventor potiguar de renome internacional, que é Abraham Palatnik".
Os 73 trabalhos inscritos estavam nas seguintes categorias: Pintura – 22, Escultura – 1, Objeto – 12, Livro Objeto – 1, Instalação – 8, Mídias Contemporâneas – 9, Poéticas Visuais – 5, Vídeo-arte – 4, Arte Digital – 2, Fotografia – 8 e Outros – 1.

PREMIO-AQUISIÇÃO
Jean Sarthief - Prêmio Aquisição – Led Message for You ( Instalação )
Artur Souza - Prêmio Aquisição – Madon (N) AS ( Mídias Contemporâneas )
Henrique José - Prêmio Aquisição – Goleiro ( Instalação )

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

E o verão chegou com muita alegria!!!!!!!!!!!!!!!

- Anna Litter
- Avohai
- Estrela Viva

Foi aberta na noite de ontem no Natal Shopping a oitava edição do Natal Fashion Week, desta vez com patrocínio do SEBRAE, SENAI, o próprio shopping e também A Graciosa.
Na primeira parte do evento a Tonica foi de novos negócios com o lançamento do RN Fashion Business, em junho de 2009 no Iate Clube, e o Caderno de Tendências de Inverno 2009 do SENAI, bem como o portal da instituição (www.senaidesign.com.br) voltado para o vestuário, couro&calçado, ambientação e movelaria. A palestra sobre essas influências para a próxima estação acontece hoje no antigo bingo do shopping, onde esta acontecendo o evento.
Quem também mostrou seu novo exemplar foi à revista MULHERES que traz como destaque a promotora Cibele Benevides numa entrevista onde fala de poder e feminilidade e um editorial maravilhoso feito no forte dos reis magos, nas lentes de Luis Moraes.
A presença de Paulo Borges, diretor geral do São Paulo Fashion Week foi muito aguarda e ele não decepcionou. Falou com segurança da importância da marca, a moda como fomentadora de negócios e desenvolvimento, o que as grifes hoje precisam para ter o desejo do público. Confira toda a palestra e uma entrevista exclusiva na nossa edição da sexta-feira
A dinâmica de três blocos de desfiles funcionou bem na primeira, com a saída e entrada do público, que pode conferir de inicio o tropicalismo e o perfume dos anos 70 na Avohai, o patchwork e o crochê forte da Anna Marcolina, muitos laçinhos e o zíper usado como adereço pela Rudow. Em seguida veio o mix de estampas com destaque para o floral inglês e o navy da Aire. As flores da floresta como muitos laços e babados da Estrela Viva, o brilho do dourado e a aposta no modelo cortininha da Arte&Sol e encerrando o segundo bloco a Vankoke e a força do laranja luminoso, os bordados florais enormes, lindos e o frescor do tricoline para o verão.
Na última turma a Marisa Intimus mostrou uma dama de vermelho sexy, com calcinhas minúsculas, filetes de cristal e o uso do babado super feminino. Sai a lingerie entra o orientalismo da Vlock com mandalas, lenços amarrados na cabeça, muito brilho do ouro e um ar de Sex and The City na flor usada nos cabelos das modelos.
A mulher S. Design usará grandes colares e nunca sozinhos, no mínimo dois ou três, com argolas, aros, flor, madrepérola, passeando junto das bolsas com estampa xadrez em tecido num mix com couro arrematado com laços. E encerrando a noite Jardel Litter e Anninha Mello propõe uma mulher muito artesanal mas com muito luxo e requinte. Ela usa renda chantilly, frivolité e renascença. O resgate da viscose nos deixou com a impressão que o verão pode ser menos calorento e a tricoline na camisaria e nos vestidos, juntamente com os bicos de gravata fazendo flores e bicos nas peças nos mostram que podemos ser femininas, meigas sem perder jamais a nossa identidade.


Fotos – Marcius Melo

Verão da Trança









Com a chegada do verão, muitas tendências vêm à tona e algumas já conhecidas nossas ressurgem na mesma intensidade. Esta será a estação da trança, que aparece nas madeixas das mais variadas formas: de raiz, a rabo de peixe, rasteira com efeito tiara e até mesmo a embutida clássica, que aparece com um ar despojado. E ontem no capítulo de estréia de nova novela Três Irmãs , a atriz Carolina Dickman já usava tranças bem soltinhas. Então se prepare para ver várias meninas e meninos por ai , já já usando muitas trançinhas em seus cabelos.


Versátil, a trança pode ser usada em diversas situações, seja um casamento, trabalho e até mesmo pra pegar um cinema. O efeito é sempre um cabelo bem arrumado e diferente do convencional.


A de raiz foi reelaborada pela profissional Mariana Lima do salão Franck Provost e aparece como um penteado artístico. Já que a base de qualquer trança é a risca, com criatividade é possível fazer alguns desenhos como coração, espiral e até mesmo uma flor, que surtem o efeito de um acessório.


Já a embutida clássica volta com um ar casual, que pode ser usada em qualquer look e estilo, o melhor é que você mesma pode fazer em casa. O segredo fica por conta de seguir a mesma base, porém entrelaçando as mechas de forma mais solta e até mesmo puxando alguns fios, principalmente nas laterais e franja. Para compôr, você ainda pode usar alguns acessórios como lã, fita e elásticos.


Uma opção pra quem cansou do habitual coque, a trança rabo de peixe representa com classe um penteado moderno e chique ao mesmo tempo. Diferente da embutida, a rabo de peixe é trabalhada com 02 mechas bem fininhas para as camadas, surtindo assim o efeito de escamas.


A rasteira larga com efeito tiara vem fazendo a cabeça de várias famosas. Um penteado que proporciona um visual diferente, criado com os próprios fios e, neste caso, também existem apliques que podem ser usados para criar o visual, prendendo atrás com um coque e ainda deixando alguns fios soltos.